Benefícios do exercício físico para seu cérebro
02/02/2021
Cada vez mais temos consciência da importância de cuidarmos da nossa saúde mental e física. Mas você sabia que uma está diretamente ligada à outra?
Um estudo realizado por cientistas na Universidade da Califórnia, nos EUA, em parceria com a Universidade de Tsukuba, no Japão mostraram impactos positivos no cérebro com a prática de exercícios físicos leves. A prática traz benefícios para a rotina, cultivando a memória e ajudando a prevenir os sinais de envelhecimento naturais do ser humano – e até na prevenção do aparecimento dos primeiros sintomas do Alzheimer.
Com apenas 10 minutos diários, eles são capazes de alterar algumas estruturas do cérebro responsáveis pela memória e aprimorar funções neuronais ligadas à aprendizagem. Essas mudanças começam a aparecer mais rápido do que imaginamos.
Aqueles que tem uma rotina diária de exercícios possuem um hipocampo – área cerebral responsável pela memória – maior e mais saudável. O interessante é que os exercícios nem precisam ser intensos ou prolongados; a pesquisa sugere que atividades que nem chegam a induzir os batimentos cardíacos acelerados já trazem benefícios.
O estudo foi feito com jovens universitários, que foram submetidos à prática da bicicleta ergométrica, no modo lento e por apenas 10 minutos. Após cada sessão, os jovens completavam testes de memória considerados difíceis, dentro de uma cabine de ressonância magnética. Os testes de memória foram feitos antes e depois da prática de exercícios físicos leves.
Os resultados mostraram que os jovens tinham mais habilidade e rapidez no teste de memória depois de se exercitarem na bicicleta. O hipocampo também se comportou de maneira sincronizada com partes do cérebro ligadas à aprendizagem.